Ministro do STJ será Presidente de Honra da Academia Caririense de Direito

Ministro do STJ será Presidente de Honra da Academia Caririense de Direito

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Teodoro Silva Santos, aceitou o convite para assumir o cargo vitalício de Presidente de Honra da recém-criada Academia Caririense de Direito. O anúncio ocorreu nesta segunda-feira (19), durante encontro formal com Jonas Gomes de Matos, futuro presidente da entidade.

O convite foi formalizado também em nome da Academia Cearense de Direito, representada por seu presidente, Roberto Victor. Durante o encontro, o ministro se disse honrado ao aceitar a missão e destacou a importância da criação da academia para a valorização do saber jurídico na região.

“O Cariri abriga mais de seis faculdades de Direito, consolidando-se como um verdadeiro berço de juristas. É na Ciência Jurídica que se colhem os costumes do povo e se aperfeiçoam as leis”, afirmou o ministro do STJ.

Teodoro Silva Santos já ocupou funções de destaque, como procurador-geral de Justiça e desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), além de deter o título de cidadão honorário da cidade do Crato.

Ao final da reunião, Teodoro fez um pedido especial ao advogado Jonas Gomes de Matos, evocando a memória de um importante personagem da história jurídica da região:

“Você, como descendente do saudoso Raimundo Gomes de Matos, advogado de Padre Cícero Romão Batista nos tempos em que o Padre sofreu tantas injustiças, deve honrar este cargo como Dr. Raimundo honrou as causas que defendeu em nome de Padre Cícero.”

Academia Caririense de Direito

De acordo com Jonas Gomes de Matos, a criação da Academia Caririense de Direito marca um importante passo na consolidação do ensino e da pesquisa jurídica no interior do Ceará. O objetivo, diz ele, é aprofundar os estudos da Ciência Jurídica, fomentar o debate acadêmico e contribuir para a formação de novos juristas, além de preservar os valores legais e culturais da região.

Postar um comentário

0 Comentários