Tudo caro: inflação dispara sob Lula registra maior alta para fevereiro desde 2003

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), principal indicador da inflação no Brasil, registrou alta de 1,31% em fevereiro, segundo o IBGE. Esse é o maior avanço para o mês desde 2003, quando o índice subiu 1,57%. Com o resultado, a inflação acumulada em 12 meses chegou a 5,06%, superando o teto da meta estabelecida pelo governo, que é de 4,5%.

O principal impacto na inflação de fevereiro veio da energia elétrica, que subiu 16,80% após a redução observada em janeiro devido ao bônus da hidrelétrica de Itaipu. Segundo o gerente da pesquisa, Fernando Gonçalves, sem a influência desse item, o IPCA teria ficado em 0,78%.

Outro fator de pressão foi o reajuste das mensalidades escolares, que sazonalmente ocorre em fevereiro. O grupo educação teve alta de 4,7%, com aumentos médios de 7% nos ensinos infantil, fundamental e médio. Sem esse impacto, a inflação teria sido de 1,10%.

Os alimentos também pesaram no índice, com destaque para o ovo de galinha (15,39%) e o café moído (10,77%). No entanto, a inflação dos alimentos no geral desacelerou, subindo 0,7% em fevereiro contra 0,96% no mês anterior.

Via conexão política 📍

Postar um comentário

0 Comentários