O deputado federal Ricardo Salles (Novo) declarou ao Metrópoles que pretende disputar o governo de São Paulo, caso Tarcísio de Freitas (Republicanos) decida deixar o cargo de governador para concorrer à Presidência da República em 2026. Salles, que trocou o PL de Jair Bolsonaro pelo Novo, segue apoiando o ex-presidente, mas acredita que, ao se filiar ao Novo, não precisará de arranjos partidários, como ocorreria no PL, para sua candidatura.
Em 2024, o deputado tentou ser o candidato da direita para a Prefeitura de São Paulo, mas o PL de Bolsonaro, juntamente com Valdemar Costa Neto, decidiu apoiar a reeleição de Ricardo Nunes (MDB).
Outra possibilidade para Salles é disputar o Senado, já que em 2026 estarão abertas duas vagas para a Casa, uma ocupada atualmente por Mara Gabrilli (PSD) e outra por Alexandre Giordano (PSDB), que assumiu a vaga de Major Olímpio após seu falecimento devido à Covid-19.
Até o momento, Tarcísio de Freitas tem afirmado a aliados que seu objetivo é buscar a reeleição em São Paulo, especialmente diante das afirmações de Bolsonaro, que insiste ser o candidato da direita em 2026. O ex-presidente, inelegível até 2030 por uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), acredita que poderá reverter essa situação, o que tem impedido que seus aliados lancem pré-candidaturas.
📸: Bruno Spada/Câmara dos Deputados
0 Comentários