O objetivo principal é conscientizar condutores a não dirigir sob efeito de álcool ou com excesso de passageiros, além de pedestres e ciclistas sobre os deveres e cuidados necessários para garantir um trânsito mais seguro neste período de grande movimentação nas vias, onde o fluxo de veículos e pessoas é mais intenso, em decorrência de viagens e festas. Condutores que forem flagrados dirigindo sob influência de álcool ou substâncias psicoativas ou recusarem o teste do bafômetro, serão punidos com o rigor da Lei Seca.
Cidades com maior fluxo de condutores e pedestres como; Aracati, Beberibe, Paracuru, Camocim e Jijoca de Jericoacoara, entre outras, que geralmente recebem um grande número de visitantes, nesta época do ano, como Guaramiranga, também serão contempladas com as ações educativas e fiscalizações. Haverão, ainda, intervenções educativas em praças públicas e pontos destinados a transportes alternativos, com distribuição de materiais educativos e orientações sobre a correta utilização de equipamentos de segurança em veículos.
O efetivo contará com 270 agentes de trânsito e transporte, além de 70 viaturas, 14 reboques e 60 etilômetros (aparelho utilizado na Lei Seca e que determina a concentração de bebida alcoólica, analisando o ar exalado dos pulmões de uma pessoa). As fiscalizações terão, ainda, atenção especial para a faixa de areia (litorânea), onde, geralmente, há maior concentração de pessoas no período carnavalesco, assim como a circulação de veículos nas CEs, para coibir qualquer tipo de prática indevida no trânsito, que coloque em risco a vida de pedestres e condutores.
A operação contará com o apoio da Polícia Rodoviária Estadual do Ceará (PRE).
0 Comentários