As novas instalações serão construídas na Base Aérea de Fortaleza (CE), onde ocorreu a cerimônia de lançamento e assinatura do decreto de implantação do novo campus. O evento foi transmitido ao vivo pelo canal do MEC no YouTube.
O campus avançado do ITA no Ceará será a segunda unidade do Instituto e a primeira fora da cidade de São José dos Campos (SP). A assinatura do decreto formaliza a criação do campus cearense, a fim de possibilitar as reformas e ampliações para plenas atividades em 2027.
Essa unidade abrigará dois novos cursos estratégicos e inovadores, que não são lecionados no município paulista: Engenharia das Energias Renováveis e Engenharia de Sistemas.
Para o Ministro Camilo Santana, levar cursos de excelência para o Ceará, como os do ITA, sempre foi um sonho dos cearenses, inclusive em reconhecimento ao excelente resultado que os estudantes do estado têm alcançado nos processos seletivos do Instituto nos últimos anos. “Serão cursos diferentes dos de São Paulo, até para não ter competição — para, quando o jovem for prestar vestibular, poder optar em qual campus quer estudar. Portanto, esse é um momento histórico”, afirmou.
Camilo Santana também anunciou que a seleção e o vestibular para os dois novos cursos do ITA em Fortaleza ocorrerão ainda em 2024. Segundo ele, as duas novas turmas terão 50 alunos. Outra novidade anunciada pelo Ministro da Educação foi que, em breve, será lançado o concurso para os futuros professores do ITA no Ceará.
A ideia do governo é que o vestibular para os dois cursos ocorra em 2024. Sua primeira turma deverá ser acolhida, em 2025 e 2026, no campus de São Paulo. Em 2027, as atividades serão passadas para a unidade do Ceará.
0 Comentários