Prefeitura proíbe passeio turístico com animais na Vila de Jericoacoara

Passeios turísticos com animais estão proibidos na Vila de Jericoacoara, localizada no município de Jijoca de Jericoacoara, a partir de janeiro deste ano. O decreto municipal foi assinado pelo prefeito Lindbergh Martins, com efeitos a partir do dia 12 deste mês.

Conforme o documento, está proibida a utilização de animais, especialmente os equinos, em passeios turísticos em charretes ou montarias na vila. Pessoas afetadas pela proibição devem ser inseridas em outras atividades econômicas.

No decreto, a prefeitura alega relatos sobre práticas de maus-tratos aos animais, como a falta de descanso, ausência de água, trabalho sob o sol e alimentação aquém das necessárias, além de castigos físicos. Os passeios aconteciam com frequência na região turística.

Ainda de acordo com o decreto, a Autarquia de Desenvolvimento do Turismo, Mobilidade e Qualidade de Vida de Jericoacoara (ADEJERI) deverá providenciar o diagnóstico e cadastro dos operadores afetados pela proibição para a verificação da possibilidade de inserção em outras atividades econômicas.

O Ministério Público havia recomendado, em outubro do ano passado, a proibição. Conforme o MP, a proibição de tração animal para passeios turísticos é necessária para cumprir a Política Estadual de Proteção Animal, que garante o bem-estar animal e estabelece metas de controle da propagação de doenças.

A famosa Vila de Jericoacoara está localizada no município quase homônimo — Jijoca de Jericoacoara. "Jeri", como é carinhosamente chamada, é um dos pontos mais procurados no Ceará. O local tem vários cenários para quem procurar atualizar as fotos nas redes sociais, como o Buraco Azul, a Pedra Furada, e a Lagoa do Paraíso.

Com as paisagens paradisíacas, o local é destino de influenciadores, principalmente no início do ano.



Fonte: g1 CE

Postar um comentário

0 Comentários