Motos lideram acidentes de trânsito em 2023 no Cariri

Mais de 2.600 vítimas de acidente de trânsito deram entrada em 2023, no Hospital Regional do Cariri. Do total, quase 70% das vítimas são provenientes de acidentes de moto. A maior parte delas é formada por pessoas com idade entre 22 e 40 anos, das quais, em média, 35% tinham consumido bebida alcoólica e não usavam capacete antes do acidente. As vítimas de acidentes de carro, por sua vez, chegam a 6%.

A cirurgiã-geral e coordenadora do Serviço de Cirurgia no HRC, Cléa Roriz, conta que o atendimento ao politrauma no hospital funciona 24h por dia, sete dias por semana. Os pacientes são atendidos por equipe multiprofissional, de acordo com o protocolo de trauma implantado na emergência do hospital.

Em comparação ao ano anterior, 2023 registrou redução de 30% no número de atendimentos às vítimas de acidente. A média de tempo do tratamento, segundo Cleá Roriz, varia de acordo com a gravidade do trauma. “Existem pacientes que necessitam passar por diversas cirurgias, de diversas especialidades, o que influencia no tempo de permanência do paciente”, explica a médica. As enfermarias do equipamento contam com 28 leitos de ortopedia, 28 leitos de cirurgia geral, 28 leitos para cirurgia vascular, buco e neurocirurgia, além de 50 leitos de UTI, que dão suporte aos pacientes mais graves. O HRC atende a Macrorregião de Saúde do Cariri. Que abrange 45 municípios.

Fonte: Jornal do Cariri

Postar um comentário

0 Comentários