O Japão é o único país do mundo onde o número de animais de estimação supera o de crianças. Com apenas 17 milhões de pessoas com menos de 16 anos, o país possui cerca de 20 milhões de cães e gatos, segundo a Japan Pet Food Association.
A pandemia de coronavírus acentuou ainda mais o já alarmante declínio populacional japonês.
Enquanto a taxa de natalidade continua a cair, a população de animais de estimação está em ascensão. Atualmente, há aproximadamente 20 milhões de cães e gatos registrados no Japão, com mais 60.000 animais se juntando às famílias em 2020, de acordo com a mesma associação.
O "tédio" e a "solidão" são apontados como fatores que impulsionam o aumento das vendas de animais de estimação.
Muitas mulheres japonesas optam por ter pets em vez de filhos. Com a queda acentuada na taxa de natalidade e o aumento constante da idade média da população, o Japão se tornou uma verdadeira potência no mercado de animais de estimação.
A indústria pet no Japão é avaliada em cerca de ¥ 1 trilhão por ano, expandindo-se para nichos como lojas de alimentos gourmet para cães, resorts de águas termais, aulas de ioga e até restaurantes onde cães se sentam em cadeiras para consumir refeições orgânicas.
📸: Reprodução | Freepik
0 Comentários