A Unidade Popular pelo Socialismo (UP) anuncia a pré-candidatura de Sued Carvalho à prefeitura de Juazeiro do Norte, primeira mulher trans a concorrer ao pleito. Este marco histórico celebra a representatividade trans na política e reforça o compromisso da UP com a inclusão e a defesa dos direitos da classe trabalhadora.
Sued Carvalho, professora e historiadora, emerge como uma voz progressista e comprometida com as lutas sociais. Natural de Juazeiro do Norte, Sued Carvalho é graduada em História pela Universidade Regional do Cariri (Urca). Em 2022 se candidatou a deputada federal, recebendo 2.140 votos. Hoje, assume a presidência da Unidade Popular no Ceará demonstrando sua liderança e capacidade de mobilização política. “Nossa pré-candidatura não é apenas sobre ocupar espaços, mas sim sobre intervir verdadeiramente e defender os interesses da classe trabalhadora”, enfatiza Sued Carvalho.
A UP foi fundada em 2016 como alternativa para militantes insatisfeitos com os partidos de esquerda existentes e a política de conciliação de classe. Oficialmente, o partido foi registrado em dezembro de 2019, após a coleta de mais de 1 milhão de assinaturas em todo o país.
A pré-candidatura de Sued Carvalho também destaca a necessidade urgente de mais representatividade trans na política brasileira. De acordo com a Associação Nacional de Travestis e Transsexuais (Antra), apenas 79 candidaturas trans foram registradas em todo o país nas eleições de 2022.
Assessoria de imprensa
Levi Costa Rabelo 88 9329-8550
0 Comentários