Doador de sangue recordista no Ceará doa há mais de três décadas e ajudou a salvar cerca de 300 vidas

 O empresário George Viana Mendes, de 51 anos, continua no posto de recordista de doações de sangue no cadastro do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce). Até agora, foram 85 doações registradas. Com este total, ele pode ter ajudado a salvar mais de 300 vidas, levando em conta que cada doação pode ajudar até quatro pessoas.

Há pelo menos seis anos, George lidera o número de doações no sistema do Hemoce. Atualmente, ele divide o posto com outro doador que também alcançou a marca de 85 doações, conforme dados da instituição.

George costuma fazer quatro doações por ano — a quantidade máxima de doações que podem ser feitas pelos homens, com intervalos a cada dois meses. As mulheres podem doar sangue a cada três meses e não devem ultrapassar as três doações por ano.

A primeira doação de George em 2024 ainda não aconteceu. Isso porque ele fez uma cirurgia bariátrica em outubro do ano passado e aguarda ser liberado pelo médico para poder voltar a doar.

"Tem que esperar um tempinho para poder voltar a doar, mas assim que puder, eu vou voltar às quatro vezes por ano. Eu acho que vou conseguir até março, aí dá tempo de fazer as quatro [doações em 2024]", contou.

Com esta atitude, George mostra que está por dentro dos critérios para ser um doador. Isso porque um dos mitos sobre a doação de sangue é que a pessoa não pode mais doar depois de passar por uma cirurgia. No entanto, a restrição varia de acordo com o procedimento realizado, com tempos de espera que dependem de cada caso.

Doador desde os 18 anos
Nascido na cidade paulista de Santo André, George é filho de cearenses e se mudou com o pai e a madrasta para morar em Fortaleza quando tinha 13 anos.

O número de vezes que ele já doou sangue é maior que o registrado pelo Hemoce. Isso porque ele doou pela primeira vez aos 18 anos, em 1990. E, desde então, tem mantido o hábito das quatro doações anuais. O sistema informatizado do centro hematológico só contabiliza as doações feitas a partir do ano de 1999.


Fonte: g1 CE

Postar um comentário

0 Comentários