Audiência pública vai discutir instalação de campus da UFCA em Assaré

 A instalação de um campus da Universidade Federal do Cariri (UFCA) em Assaré será tema de audiência pública na Câmara dos Deputados ainda no terceiro trimestre deste ano. Nesta quarta-feira (10) o deputado federal Idilvan Alencar (PDT) discutiu a pauta com o prefeito daquela cidade, Libório Leite; com a secretária Municipal da Educação, Noemita Rodrigues, e com os vereadores Verinha Rosal, Anísio David, Sargento Celso e Felipe Lira.

O parlamentar destacou que a reunião é uma preparação para a audiência pública sobre o assunto. Idilvan Alencar informou que serão convidados os prefeitos, vereadores, lideranças politicas e secretários municipais da Educação que compõem a região do Cariri Oeste. Também receberam convite o ministro da Educação, Camilo Santana; o governador do Ceará, Elmano de Freitas; o reitor da UFCA, Silvério Júnior, e outros representantes daquela universidade.

Em dezembro do ano passado, o deputado reuniu-se com o ministro Camilo Santana e apresentou argumentos que justificam a necessidade de um campus universitário na região do Cariri Oeste.

“A escolha de Assaré para sediar um novo campus da UFCA se dá pela localização estratégica do município no centro da região conhecida como Cariri Oeste que concentra ao menos 10 municípios”, salientou Idilvan Alencar.

Altaneira, Antonina do Norte, Araripe, Assaré, Campos Sales, Nova Olinda, Potengi, Salitre, Santana do Cariri e Tarrafas compõem o chamado Cariri Oeste. Idilvan Alencar frisa que, atualmente, os estudantes de ensino superior desses municípios precisam percorrer grandes distâncias até Crato ou Juazeiro do Norte, onde está concentrada a maioria das universidades públicas e particulares do Cariri Cearense.

Ele lembrou que, em 2021, destinou R$1,2 milhão de emendas parlamentares para a expansão da UFCA, que foram investidos na implantação de polos de educação a distância (EaD) em 12 municípios, sendo três deles no Cariri Oeste: Assaré, Nova Olinda e Santana do Cariri.


Fonte: Opinião CE

Postar um comentário

0 Comentários