Hacker que vazou GTA VI é condenado a internação hospitalar perpétua

 Um hacker responsável por vazamentos do aguardado jogo de videogame GTA VI, da empresa Rockstar, foi condenado a ser internado em um hospital penitenciário, sem previsão de soltura. A sentença do britânico Arion Kurtaj, de 18 anos, foi proferida nesta quinta-feira (21), pela juíza Patricia Lees, do Tribunal de Guildford.

Em agosto, Arion foi condenado pelos crimes de uso indevido de computador, chantagem e fraude contra uma série de empresas, como Uber, Nvidia e, mais recentemente, Rockstar Games, além de outras. Morador de Oxford, o jovem fazia parte do grupo hacker conhecido como Lapsus$, responsável por invasões em vários sistemas de gigantes da tecnologia.

Segundo o canal britânico BBC, os ataques custaram cerca de US$ 10 milhões em prejuízo para as empresas. Nesta quinta, a juíza do Tribunal de Guildford declarou que Kurtaj representa "um alto risco de danos graves ao público devido à habilidade em obter acesso irrestrito a computadores". Ainda de acordo com a BBC, o jovem hacker é considerado incapaz de ser julgado, devido ao diagnóstico do transtorno do espectro autista.

Uma avaliação de saúde mental do hacker, usada no julgamento, constatou que ele “continua a expressar a intenção de retornar ao crime cibernético o mais rápido possível”. Inclusive, já sob custódia, Kurtaj teria demonstrado comportamentos violentos e causado danos materiais, segundo testemunhas apresentadas ao tribunal britânico.

Metrópoles

Postar um comentário

0 Comentários