O delegado de Aurora, Paulo Hernesto, de 36 anos, passou a noite na carceragem da Delegacia de Crato, mas já está em liberdade. Na manhã desta segunda-feira, ele conquistou o alvará de soltura após Audiência de Custódia. Ele é natural de Crato e mora no bairro Seminário, onde foi preso no final da tarde deste domingo quando policiais civis cumpriram Mandado de Prisão Preventiva. A decisão de ontem considerou “insubsistente” a fiança arbitrada pela autoridade policial que o colocou em liberdade.
O mandado de prisão tinha sido expedido pelo plantão judiciário do Núcleo Regional em Juazeiro. Na oportunidade, os agentes recolheram o distintivo, as armas e a carteira funcional do delegado. Paulo Hernesto encontra-se afastado da instituição e de suas funções laborais por determinação do governador do Ceará, Elmano de Freitas, no final da manhã de sábado. Pela madrugada, ele tinha se envolvido num acidente de trânsito e ainda agrediu uma mulher no centro de Aurora.
Em nota divulgada na noite deste domingo, a Polícia Civil esclareceu que tem colaborado com a Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD), com encaminhamentos de procedimentos. A intenção, segundo acrescentou, é no sentido de que o caso seja rigorosamente apurado e o servidor punido conforme a lei e os parâmetros disciplinares da Controladoria Geral de Disciplina. A CGD instaurou processo disciplinar em desfavor do delegado Paulo Hernesto e outros procedimentos já existentes envolvendo o delegado estão na última fase processual
No dia 4 de outubro de 2020, no bairro Mirandão em Crato, o delegado foi denunciado pelo Promotor de Justiça, Leonardo Marinho, por ameaça, agressão e cárcere cárcere privado contra sua companheira Helena Silveira. Já no dia 13 de fevereiro de 2022 foi flagrado pela madrugada na Avenida Plácido Castelo (Lagoa Seca) em Juazeiro após bater num poste apresentando sinais de ter ingerido bebidas alcoólicas. Ele estava num bar onde discutiu com clientes e saiu num Fiat Strada branco quando aconteceu o acidente.
Por: Demontier Tenório.
0 Comentários