A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) se manifestou, nesta quarta-feira (22 de novembro de 2023), sobre a lei municipal que obriga a concessionária a instalar eliminador de ar em hidrômetros de residências de Juazeiro do Norte.



A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) se manifestou, nesta quarta-feira (22 de novembro de 2023), sobre a lei municipal que obriga a concessionária a instalar eliminador de ar em hidrômetros de residências de Juazeiro do Norte. A norma foi sancionada pelo prefeito Glêdson Bezerra (Podemos) na terça (14).

Em nota, a companhia informa que não existe nenhum tipo de dispositivo eliminador de ar aprovado ou autorizado pelo Inmetro, órgão responsável pelos aparelhos medidores de volumes do país, e alerta que o uso desse dispositivo coloca em risco a saúde do usuário.

“O uso desse dispositivo coloca em risco a saúde do usuário e de toda a população da região, pois o equipamento introduz um ponto de abertura na rede de distribuição, possibilitando a contaminação da água potável, que pode acarretar em doenças de veiculação hídrica”, diz a nota.

No comunicado, a Cagece informa, ainda, que os hidrômetros já atendem às especificações exigidas pelo Inmetro. Segundo a estatal, o ar que eventualmente entra pela rede de distribuição de água não altera o consumo do cliente, seja para mais ou para menos.

“Em testes realizados tanto em laboratório como em residências, a quantidade de ar que passou pelo hidrômetro foi tão pequena que não chegou a representar diferenças significativas para o consumo”, acrescenta a companhia.


Fonte: Site Miséria

Postar um comentário

0 Comentários