Lâmpadas, pilhas, baterias e o óleo de cozinha fazem parte e facilitam o dia a dia das famílias. Mas com o fim da vida útil, esses materiais são considerados resíduos perigosos e o descarte incorreto pode causar danos ambientais e à saúde. Quando esses materiais não são destinados da forma correta, eles contaminam solo e água

Lâmpadas, pilhas, baterias e o óleo de cozinha fazem parte e facilitam o dia a dia das famílias. Mas com o fim da vida útil, esses materiais são considerados resíduos perigosos e o descarte incorreto pode causar danos ambientais e à saúde. Quando esses materiais não são destinados da forma correta, eles contaminam solo e água.

Em consonância à Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei n. 12.305), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Crato (SEMMA) vem implantando os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) desses materiais, tanto na sede da secretaria, quanto no Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC).

O PEV para óleo de cozinha está localizado no CAC, à Rua José Carvalho, 348, no Centro da cidade, com funcionamento de 8h às 17h. A orientação da fiscal ambiental, Brenda Sá, é que "as famílias juntem o óleo residual que utilizam em casa ou os próprios restaurantes e lanchonetes, em uma garrafa pet ou outro recipiente de plástico ou vidro, para depois entregar no PEV".

Já as baterias, pilhas e lâmpadas podem ser entregues na sede da SEMMA, que fica à Rua Coronel Secundo, 255, próximo à Praça Bicentenário, também no horário de 8h às 17h.

O óleo recolhido será entregue a Associação Comunitária do Sítio Belo Horizonte, gerando renda para ser revertida para a comunidade local, em parceria do Projeto da Sabão Juá. Já os demais materiais terão destinação correta, protegendo o meio ambiente.

A SEMMA reforça que, ao descartar corretamente pilhas, baterias e óleo de cozinha, a sociedade está contribuindo para a limpeza da cidade, com a saúde pública e a preservação do meio ambiente. 

Postar um comentário

0 Comentários