A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) tem uma longa tradição de produzir prefeitos. Quando se aproximam as eleições municipais, é comum ver uma debandada de deputados da Casa, que deixam seus assentos para se dedicar integralmente à disputa por uma vaga no executivo. A 17 meses do pleito, a Alece conta com uma lista extensa de prefeituráveis, com destaque para o presidente do Legislativo estadual, o deputado Evandro Leitão (PDT).
O atual prefeito de Fortaleza José Sarto (PDT), assim como seu antecessor, o ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT), trilharam o mesmo caminho. Ambos foram presidentes da Alece e somavam anos de vida pública no Legislativo até conquistarem o Executivo municipal.
Diferente dos dois correligionários que tiveram amplo apoio interno, Evandro Leitão deve entrar na disputa pela prefeitura de Fortaleza em um contexto de acirramento político, em que seu próprio partido tem um nome para a reeleição, o de Sarto. Além de Evandro, outros dois deputados, Larissa Gaspar (PT) e Carmelo Neto (PL), estão de olho em Fortaleza. Os dois, todavia, sinalizam que podem abandonar o projeto caso haja consenso dos seus partidos em torno de um nome maior.
Enquanto isso, o deputado licenciado Fernando Santana (PT) é nome cotado para a disputa em Juazeiro do Norte. Outro nome da Alece, o parlamentar Davi de Raimundão (MDB), também pode entrar na corrida eleitoral.
Caso se confirmem as candidaturas, eles devem enfrentar o atual prefeito Glêdson Bezerra (Podemos), que assim como os seus antecessores vai tentar um feito inédito no município: a reeleição. A cidade tem um curioso histórico de não eleger prefeitos por mais de dois mandatos consecutivos.
Fonte: Jornal Opinião CE
0 Comentários