Traficante cearense ‘Majestade’ é presa pela enquanto passava férias em Gramado



 Valeska Pereira Monteiro, de 27 anos, conhecida como “Majestade”, foi presa pela Policia Civil do Ceará enquanto passava férias em Gramado, no Rio Grande do Sul. A captura da jovem ocorreu na última quinta-feira (26), durante o cumprimento de um mandado de prisão contra ela. Após a prisão, ela foi trazida para o Ceará.

“Majestade” tem antecedentes criminais por roubo, associação criminosa, crime contra a fé pública e tráfico de drogas. Ela também é suspeita de fazer o controle financeiro e da distribuição de áreas do tráfico de drogas em Fortaleza e na Região Metropolitana.

Conforme as investigações da Polícia Civil, enquanto os membros e grupos criminosos disputavam por territórios, o que resultava em homicídios, a mulher aproveitava as férias conhecendo os pontos turísticos da cidade de Gramado.

Em 2014, “Majestade” já havia sido presa por liderar uma quadrilha associada à prática de vários crimes de roubo a residências e estabelecimentos comerciais na Capital.

Monitoramento

Conforme o Delegado Geral Adjunto, Márcio Rodrigo Gutiérrez, “Majestade” foi localizada pela polícia após ser monitorada por cerca de oito meses.

“A Valeska vem sendo monitorada pela Poícia Civil há algum tempo e nós identificamos que ela era o braço fnanceiro desse grupo. Ela fazia toda a contabilidade, fazia o levantamento financeiro desse grupo criminoso que é baseado o Rio de Janeiro, mas também tem os seus tentáculos no Estado do Ceará”, afirma o delegado.

Gutiérrez afirma que a captura da mulher é relevante para o combate as organizações criminosas.

“A prisão dela é relevante porque traz um grande recado, enquanto a gente tem indivíduos disputando territórios, mercado e o tráfico de drogas violentamente, há esse indivíduos de alta hierarquia e que têm poder de comando, que usufruem deses recursos financeiros angariados com atividade criminosa”, explica.

“Majestade” estava foragida desde abril deste ano, quando rompeu a tornozeleira eletrônica de monitoramento. “Nós identificamos passagens dela pelo Rio Grande do Norte, pelo Rio de Janeiro e por fim, no Rio Grande do Sul, em Gramado, onde ela passava férias”, relata o delegado.

Mesmo fora do Estado, segundo o Márcio Gutiérrez, a mulher continuava comandando tráfico. “Identificamos que ela continuava com o seu poder de organização, de deliberação e de decisão e em uma dessas decisões é exatamente essa de distribuição dos territórios para que integrantes do grupo pudessem estabelecer seus comércios de drogas.”

Prisão de integrantes do grupo da ‘Majestade’

No mesmo dia da prisão da Majestade em Gramado, a Polícia Civil também realizou uma ação no município de Itaitinga, que resultou na prisão de um homem e apreensão de um adolescente, envolvidos no mesmo grupo que mulher integra. Foram apreendidos com a dupla duas pistolas, além de 80 munições.

Já nesta segunda-feira (30), os policiais civil capturaram Mateus de Souza Silva, além de outro adolescente. Com eles, foram apreendidos dezenas de trouxinhas de maconha, cocaína e crack, além de cinco balanças de precisão e uma quantia de dinheiro em espécie.

Fonte: G1 CE

Postar um comentário

0 Comentários