Na tarde desta sexta-feira (30) o repórter Toni Sousa e o cinegrafista Guto Vital entrevistaram o neurocirurgião, Dr. Iuri Honcy, profissional de destaque na região do Cariri pela formação avançada em Cirurgia Endoscópica de coluna. Durante a entrevista, o neurocirurgião explicou ao Site Miséria como é realizada a cirurgia minimamente invasiva para hérnia de disco e os seus benefícios, que vão de uma rápida alta hospitalar até um índice de infecção praticamente nulo.
“A hérnia de disco é uma doença degenarativa, certo? Ela atinge, na verdade, várias faixas etárias, em especial a população idosa, bem mais acometida até mesmo pela questão do envelhecimento”, explicou Dr. Iuri Honcy. De acordo com o neurocirurgião, 80% a 90% das hérnias de disco são tratáveis com medicação sintomática e fortalecimento da musculatura. No entanto, os demais 10% a 20% demandam intervenção cirúrgica.
“Os endoscópicos que a gente utiliza são bem pequenos e eles vão através de pequenas incisões que a gente faz na pele. E com esse endoscópio a gente consegue ir até o local onde o disco está degenerado. E através desse endoscópio a gente consegue retirar aquela parte do disco que tá degenerado e que tá comprimindo a raiz nervosa, responsável pelo quadro de dor do paciente”, explicou Dr. Iury Honcy.
0 Comentários